FAMILIARES BRASILEIROS QUE SE DESTACARAM


DEOCLECIANO PIRES TEIXEIRA

Deocleciano Pires Teixeira (Ituaçu11 de outubro de 1844 – Caetité9 de dezembro de 1930), foi um médico e chefe político brasileiro, pai do educador Anísio Teixeira.

Nasceu em Nossa Senhora do Alívio do Brejo Grande, atual Ituaçu, filho de Antônio José Teixeira e de d. Maria Madalena da Silva.

Cursou medicina, tendo antes de se formar servido no corpo médico durante a Guerra do Paraguai, diplomando-se em 1870.

Mudou-se para Caetité, onde casou-se com três irmãs, sucessivamente, da família Spínola, tradicional e de prestígio no Estado da Bahia, com todas elas tendo filhos; a última delas Anna de Souza Spínola, veio a ser a genitora de Anísio Teixeira.

Exerceu a chefia política de importante grupo sertanejo, em oposição ao dr. Rodrigues Lima.

Faleceu em Caetité, em 1930, ainda exercendo o poder, que transferiu a Ovídio Teixeira.

 https://www.wikiwand.com/pt/Deocleciano_Teixeira#cite_note-BS-1 )

ANÍSIO SPINOLA TEIXEIRA

Anísio Spínola Teixeira (Caetité12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro.[1] Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,[2] em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Na ideia de uma educação integral[3] e uma educação para todos, expressa por Anísio Teixeira foi a concepção de educação que permeou os escritos e a obra de Anísio Teixeira, está a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação no Brasil, que alguns consideram importante até hoje.

Obras de Anísio Teixeira

  • Aspectos Americanos de Educação (1928)
  • Educação Progressiva (1932)
  • Em Marcha para a Democracia: à Margem dos EUA (1934)
  • A Universidade e a Liberdade Humana (1954)
  • A Educação e a Crise Brasileira (1956)
  • Educação no Mundo Moderno (1969)
  • Pequena Introdução à Filosofia da Educação (1971)

Biografia de Anísio Teixeira – eBiografia

http://www.ebiografia.com/anisio_teixeira/

SEU COMENTÁRIO SERÁ MUITO BEM VINDO! OBRIGADA